quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sudoku, o enigma do Número de amante


Sudoku é um enigma que envolve a lógica, as combinações, e colocação de números em uma grade de 9 x 9. O objecto é encher a grade se com dígitos de um padrão no qual cada coluna, cada linha, e cada um dos 3 por 3 grades internas que compõem a grade conter todos os dígitos de 1 a 9. Os primórdios iniciais de um puzzle Sudoku é uma grade que está parcialmente concluída, ea solução para o quebra-cabeça geralmente é único para cada quebra-cabeça.

No final do século 19, os mestres do enigma franceses começaram a experimentar com a exclusão de números de "quadrados mágicos", que eram blocos de nove dígitos. Um jornal diário com sede em Paris, Le Siècle, foi o primeiro jornal a publicar um parcialmente concluída "quadrado mágico" de 9 x 9 blocos com 3 x 3 quadrados internos, em novembro de 1892. O enigma não era tecnicamente um Sudoku, porque os números usados ​​para preencher o quebra-cabeça foram de dois dígitos, e não de um só dígito, e você tinha que resolver isso usando a aritmética, ao invés de lógica. No entanto, o quebra-cabeça tinha algumas das características-chave do quebra-cabeças de Sudoku - cada linha, cada coluna e cada quadrado 3 x 3 teve que somam o mesmo número.

Em julho de 1895, um jornal rival, La França, adaptou o formato de quebra-cabeça, resultando em um quebra-cabeça que era muito similar ao Sudoku hoje. A 9 x 9 quebra-cabeça quadrado mágico era mais simples, com cada linha, coluna e diagonal contendo apenas os dígitos 1 a 9. Não havia nove sub-quadrados marcados, mas cada um 3 x 3 área sub-quadrado foi formado por nove dígitos e havia apenas uma solução para cada quebra-cabeça. Os enigmas do número semanais foram destaque em jornais franceses para cerca de dez anos, mas eles desapareceram na época da Primeira Guerra Mundial

Os enigmas de Sudoku hoje provavelmente foram anonimamente projetado por Howard Garns, um arquiteto aposentado de Indiana que é um quebra-cabeças construções como um freelancer. Garns, 74, foi um freqüente contribuidor para as questões de Enigma Lápis Dell e jogos de palavras, e os primeiros exemplos de Sudoku foram publicados pela primeira vez a Dell em 1979, com o lugar do número do título. Embora Garns pode ter sido o criador do modernas de hoje enigmas de Sudoku, ele morreu em 1989, antes ele era capaz de ver sua criação tornar-se um fenômeno em todo o mundo.

Os enigmas de Sudoku foram pela primeira vez que se tornou popular em 1986 por Nikoli, uma empresa japonesa de quebra-cabeça. A empresa introduziu o quebra-cabeça em seu jornal mensal, Suuji wa ni dokushin do dokushin, que significa "os dígitos deve ser solteira." O nome foi mais tarde abreviado para simplesmente Sudoku, usando a primeira parte das palavras compostas para criar um nome mais curto. Em 1986, dois novos conceitos foram introduzidos por Nikoli; o número de quadrados pré-cheia era restrito a ser 32 ou menos, e os quebra-cabeças teve de ser simétrica. Os enigmas de Sudoku rapidamente ganhou popularidade, com o formato de ser um fenômeno mundial até 2005.

Sudoku tem havido em muitas facetas de entretenimento e atividades hobby. O primeiro jornal em que os EUA publicar um puzzle Sudoku foi O Conway Daily Sun em New Hampshire. O programa de televisão ao vivo com o primeiro enigma, Sudoku Live, foi transmitido em julho de 2005, sobre o canal de TV Sky One cabo. Nove equipes formadas por nove jogadores, com uma celebridade em cada equipe, representado diferentes áreas geográficas e competiram para resolver um puzzle Sudoku único. Cada jogador realizou um dispositivo para introduzir dígitos, eo público participou em casa a sua própria competição interativa. O grande vencedor da série foi a equipe da Inglaterra, que ganhou mais de ₤ 23 mil ao longo de uma série de jogos.

Software com enigmas de Sudoku é muito popular em centenas de sites, bem como PCs, iPods, telemóveis, consolas de jogos e vários vídeos. O enigma foi totalmente infiltrada muitas facetas da vida diária de milhões de pessoas. Na verdade, houve pelo menos uma instância onde Sudoku poderia ter interferido na verdade, com o curso da justiça. Em 2008, eo júri australiano estava tentando um caso relacionada com a droga, a um custo de mais de R $ 1.000.000, eo julgamento teve de ser abortado quando ele veio à tona que cinco dos jurados estava jogando Sudoku durante depoimento, ao invés de ouvir para as provas.

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